quarta-feira, 30 de março de 2011

Quando Krus Abecassis queria a Feira Popular em Belém

O repúdio da população aumentou quando se começou a concretizar o projecto que visava aproveitar os terrenos da Feira Popular para o imobiliário.

O melhor sítio para colocar a Feira Popular era frente aos Jerónimos e ao palácio do Presidente da República.


Desde há alguns anos a ideia de vender a Lapa para o imobiliário para salvar a dívida das finanças e da República é de igual jaez.

Afinal se existe bairro mais nobre é o da Lapa onde existem embaixadas, palácios, uma faculdade, a Assembleia da República, a residência do Primeiro-Ministro para além de um bairro popular que se vai transformando como já aconteceu com o Bairro Alto e que mantém também populações modestas.

É neste nicho alfacinha que se quer colocar um imobiliário e eventualmente um centro comercial e sabe-se lá mais o quê.

O Complexo Desportivo da Lapa de facto pode perder algumas das suas características desportivas actuais mas deveria ser o centro cultural de uma zona de excepção.

Tanto no tempo de Krus Abecassis como agora "há pessoas que não as pensam" são ignorantes e perigosas e não concebem o que é o potencial da Lapa e do Complexo que deveria ser um centro de vida comunitária com áreas culturais, desportivas e de outras valências que não me cabe aqui discorrer.


De facto o Complexo da Lapa deveria ser apropriado pelos seus residentes, principalmente pelos intelectualmente mais interessantes e interessados, para que dissessem o que esperavam daquele espaço e as instituições locais deveriam ter o direito de propriedade do mesmo.

O inquérito à população e às suas forças vivas e um concurso de ideias certamente traria para o bairro da Lapa uma face renovada e a capacidade de resolução de desafios que certamente este bairro possui e que pela sua história mereceria ver concebida e criada, para alem de abrir janelas para o futuro e o bem-estar comum de lisboetas de diversa origem.

Construir mais propriedade imobiliária e centros comerciais iguais ao que por aí prolifera é uma solução que retira valor económico à propriedade da Lapa que está num patamar superior de oferta de história e cultura para bem viver e ser lisboeta.

Para isso é necessário que haja líderes que assumam o projecto de excelência único para a Lapa.

Sendo a Lapa residência de tantas pessoas importantes é de ter a certeza que se o imobiliário tiver sucesso no Bairro da Lapa de Lisboa então pouco mais haverá que esperar de muito mais coisas neste país.

Sem comentários: