sexta-feira, 18 de março de 2011

Os grandes clubes portugueses: fundamentos económicos

Os grandes clubes portugueses serão monopólios em competição porque:

1 - O número de clubes é pequeno em Portugal mas é grande no continente europeu;
2 - Actuam num mercado sem barreiras à entrada, embora o esforço para lá se manterem seja enorme e o Boavista faliu, enquanto o Braga iremos ver o que lhe acontece. Em teoria não há barreiras à entrada, embora em Portugal elas se façam sentir e internacionalmente as barreiras não existam;
3 - Diferenciam os seus produtos, nas actividades oferecidas e têm um marketing agressivo na rotação das estrelas do futebol com o apoio da comunicação social;
4 - Caso um dos clubes baixe o preço os outros não irão sofrer um baixamento do seu consumo significativo. Ou colocado de outra forma os clientes de um clube não passarão para o outro;
5 - A curva da procura é decrescente;
6 - A curva da receita marginal está abaixo da curva da procura;
7 - Para maximizarem o seu rendimento os grandes clubes produzem uma quantidade tal onde o custo marginal é igual à receita marginal e cobram o preço mais alto dessa quantidade;
8 - O lucro económico no longo prazo é zero;
9 - Com os grandes estádios os grandes clubes podem discriminar o preço;
10 - Os estádios garantem o excesso de capacidade instalada no longo prazo.

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