quinta-feira, 31 de março de 2011

Na avaliação das agências de rating

A avaliação do rating do desporto é realizado pelas próprias federações que competem entre si para conseguirem melhores resultados quanto ao impacto nacional, europeu e global das suas competições e pela performance nos Jogos Olímpicos para as modalidades lá representadas.

A União Europeia, ver aqui, questionou a agência S&P pelo último rating atribuído à Grécia iniciando um processo de retroversão no que até agora era domínio de intervenção apenas destas sociedades americanas de avaliação financeira.

Esta acção da UE mostra a plasticidade das novas e competitivas relações económicas e financeiras mundiais levando a incerteza através de uma intervenção pública para um domínio onde as agências privadas eram soberanas.

Na verdade a relação entre o domínio público e o privado das actividades económicas deve ser competitivo visando objectivos de desenvolvimento e estabilidade.

Ao desporto português faltam os objectivos de desenvolvimento e os agentes privados e públicos comungam de relações malsãs de estabilidade do 'business as usual' na cauda do desporto europeu.

Sem comentários: