segunda-feira, 21 de março de 2011

As competições desportivas de Lisboa e do Porto exemplos de discriminação de produto

As provas de Lisboa e do Porto mostram o interesse destas áreas metropolitanas oferecerem provas desportivas e culturais que atraiam turistas nacionais e estrangeiros e fixem as suas populações.

As provas de maior sucesso são as que conseguem discriminar actividades e simultaneamente consigam a discriminação de preços para garantir o maior lucro para os seus investidores com finalidade lucrativa.

Estas corridas geram externalidades públicas para outros segmentos económicos como a restauração e os transportes razão para o interesse e o envolvimento das respectivas Câmaras Municipais.

A meia maratona de Lisboa inclui:
1 - avós e netos
2 - mini maratona
3 e 4 - meia maratona amadores e profissionais
5 e 6 - cadeira de rodas amadores e profissionais

O circuito da Boavista do Porto inclui:
1 e 2 - motas e exposição
3 - automóveis antigos
4 - circuito europeu

Um e outro exemplo foram construídos ao longo das décadas com políticas locais consistentes e que a formação de uma população consumidora destas actividades gera benefícios acrescidos no longo prazo.

Economicamente as áreas metropolitanas são exemplos de monopólios em competição e que procuram diversificar a sua oferta sobre os seus concorrentes nacionais e internacionais.

Portugal por tradição não faz estudos sobre estas realizações ao contrário de outras cidades que conhecem através de estudos económicos como e onde investir para maximizar o bem-estar das suas populações.

Sem comentários: