quinta-feira, 10 de março de 2011

Na sua posse Cavaco Silva não fala do desporto

Este facto era esperado.

Convençamo-nos que a imagem do desporto na sociedade portuguesa é má, próximo do péssimo.

Num discurso que certamente pretendeu ser fundamental e preparado minuciosamente o desporto aparece para valorizar o papel das empresas e o empreendedorismo.

Diz Cavaco Silva a meio do discurso, divulgado no Público: "é essencial valorizar o papel das empresas e do empreendedorismo, da mesma forma que se celebra, por exemplo, o sucesso dos nossos atletas na obtenção de títulos internacionais."

Cavaco Silva não fala do sucesso dos atletas, usa a divulgação do seu sucesso como exemplo para terceiros.

A Cultura tem uma referência distinta.

Ou seja, Cavaco Silva não encontrou virtudes no desporto para Portugal na prática informal, na recreação e no alto rendimento para os portugueses e para o país.

Os líderes nacionais não têm tempo a perder com sectores que não se fazem respeitar pelos benefícios que geram para o país e quando aparecem não é pelos melhores motivos.

O desporto não tem líderes nacionais, não tem um líder ou líderes inquestionáveis, que criem e sustentem a actualidade nacional e digam à política, à economia e à sociedade para confiarem no desporto porque este está preparado para defrontar as crises e tem contributos decisivos para o futuro de Portugal.



Aos mais novos, que procuram uma solução de vida no desporto, direi: invistam noutro sector porque o desporto não tem nada para oferecer para o Vosso futuro.

Fujam daqui enquanto são novos!

Sem comentários: