segunda-feira, 28 de março de 2011

Há PEC's e PEC's, há ir e voltar

As afirmações de Braga de Macedo, ex-ministro das finanças dão algumas pistas para a situação do desporto quanto ao Plano de Austeridade em Curso. Ver link do Jornal de Negócios aqui.

BM refere que "Um programa de ajustamento é austeridade e crescimento, tem de ser verdade dos dois lados. Senão as pessoas começam a pensar que lhes vão ao bolso só por incompetência.”

No desporto nos últimos anos o que se assistiu foi ao financiamento no alto rendimento, à relevância das infra-estruturas desportivas e à recusa objectiva de apoiar o fomento da prática desportiva da população e da modernização do tecido associativo de base relacionado com os clubes de bairro.

Em virtude destas opções de política desportiva o crescimento da produção de desporto é nulo ou negativo, tanto no alto rendimento, como nos outros níveis de produção desportiva. As federações têm menos praticantes inscritos e do informal nada se sabe mas pensar-se que há mais praticantes com a actual crise é capaz de não ser muito certo.


Sobre o FMI diz o artigo: “Será inevitável a intervenção do FMI e do Fundo de Estabilização em Portugal? “Inevitabilidade não é maneira de pôr. É um instrumento". “

E acrescenta sobre a qualidade do PEC: “Quanto ao plano de austeridade, Braga de Macedo diz ser fatal o facto de as medidas estarem a forçar os impostos em vez de forçarem as despesas. "O PEC (Plano de Estabilidade e Crescimento) tem de existir, tem de ser credível politicamente e para os mercados. Este não era uma coisa nem outra".”

Estes dois elementos o PEC e a sua qualidade sugerem ao desporto a oportunidade de propor a adequação das medidas de austeridade ao desporto e colocar medidas alternativas que navegando nas águas nacionais, para não surgir como uma recusa intransigente, aproveitar os meandros das decisões tomadas para obter vantagens decisivas na grave crise que Portugal atravessa.


Por fim refere o Jornal de Negócios: “O ex-ministro das Finanças defende que as contas portuguesas deviam ser auditadas pelo FMI. "Está a haver inquietação excessiva com o pedido, mas eu preferia queria saber a situação da economia e das contas públicas". “

 
O desporto necessita de se conhecer.

Só com estudos e estatísticas esse conhecimento pode ser frutuoso para todos.

Os estudos e as estatísticas abrirão oportunidades para a dinamização e racionalidade do mercado do desporto.

Sem comentários: