terça-feira, 8 de março de 2011

O futebol de Portugal e da Alemanha

A propósito da venda do estádio do Borussia de Dortmund o Gato Maltez faz uma comparação entre o futebol português e alemão.
Procuremos aprofundar um pouco mais estas diferenças

Na economia do desporto alemã se o Borussia não acertasse as contas ia à falência e baixava de divisão.
O Borussia compete num campeonato nacional competitivo entre todos os seus participantes e onde a gestão da liga garante que os estádios encham em todos os jogos.
A economia do desporto português é diferente.
As direcções dos clubes podem ter comportamentos de governance de risco que podem levar os clubes à falência como aconteceu com um ex-presidente da Liga de Clubes. 
A governance da federação, liga de clubes e Estado aceitam demasiados riscos. As cidades aceitam que os seus principais clubes vão à falência e não pressionam as direcções dos clubes e da Liga de clubes a corrigir os erros que se acumulam e que são do conhecimento público do topo à base da I Liga. Os patrocinadores aceitam financiar os clubes e os campeonatos falidos.
O fracasso principal do futebol português está na ética e na governance.
As vitórias europeias dos clubes nacionais são o exemplo que Portugal sabe construir equipas que todos os anos perdem os melhores jogadores para a Europa. Falta ao futebol português investir na credibilização do futebol da primeira liga e simultaneamente investir no equilíbrio da base do futebol amador e dos respectivos campeonatos.
Os resultados seriam extraordinários mas existe um peso excessivo dos princípios que sustentam que a actividade profissional é a determinante no futebol moderno.
Não é como o demonstram não só os alemães omo o Barcelona. O futebol europeu já não acredita que o futebol da I liga dos países e da Champions sirvam para alavancar mais-valias financeiras extraordinárias.
Há grandes negócios no futebol de topo mas segundo princípios de fair-play financeiro.
Esse é o sentido da UEFA e que a União Europeia aceita.
Nós temos casos de sucesso extraordinário como Ronaldo, Mourinho e Jorge Mendes mas estes são excepções que o futebol cria e permite e faz dele um sect0or económico entusiasmante mas isso é tudo.
Ronaldo, Mourinho e Jorge Mendes são excepções como Belmiro de Azevedo, Warren Buffet ou outro multimilionário mundial qualquer.
O exemplo do Gato Maltez com o Borussia tem interesse porque as boas ideias devem ser mostradas para compreendermos da sua viabilização em Portugal.
Não será economicamente viável ao Benfica, Sporting ou Porto venderem os seus estádios porque economicamente podem viver nesta economia do futebol português nos seus próprios estádios e falidos financeiramente ou a caminhar para lá.

1 comentário:

JC disse...

Mtº obrigado por me ter indicado o seu "blog". Li c/ interesse este seu "post" e passarei a seguir o seu "blog" c/ interesse.
Cumprimentos e espero continue.
JC