terça-feira, 19 de abril de 2011

A televisão e o desporto: a ineficiência nacional

O desporto português tem dificuldades em explorar os benefícios que os restantes mercados desportivos beneficiam na Europa.

Colocando de outra forma, a televisão é mais um instrumento de política desportiva que o desporto em Portugal usa com direitos inferiores e responsabilidades superiores do que outros mercados do desporto europeus.

Por si só a relação entre o nosso desporto e a nossa televisão exigiria um estudo económico que conseguisse maximizar simultaneamente o interesse dos operadores de televisão e os produtores desportivos de conteúdos televisivos.

Como os produtores desportivos têm referido, as receitas televisivas são maiores na Europa do que em Portugal. Isto significa segundo a sua percepção que existem receitas que são apropriadas pelos operadores televisivos nacionais acima do que operadores televisivos fazem na Europa.

Tanto a actividade informal, como a formal recreativa das federações como o alto rendimento poderão beneficiar mais dos operadores das televisões e da comunicação social nacional do que actualmente acontece.

Para uma abordagem jurídica da lei da televisão publicada pelo Governo ver o poste 'A televisão e o desporto' de José Manuel Meirim, aqui, no blogue Colectividade Desportiva.

Sem comentários: