quinta-feira, 14 de abril de 2011

Prática desportiva: escalões etários

Fiz esta pirâmide de prática desportiva para compreender a estrutura da procura e da oferta da prática desportiva nacional.

Foi feita em 2007/2008 e corresponde aos dados da oferta do desporto escolar, a amarelo, dos praticantes federados, a azul, dos praticantes do INATEL, a roxo, e dos ginásios, a verde.



As conclusões do quadro são as seguintes:
  1. Existe um grande espaço que se pode dizer está entre a prática formal que estes números indicam a população de cada escalão etário;
  2. As perdas do desporto escolar em cada novo escalão etário é massiva que nem o desporto escolar nem o desporto federado recuperam;
  3. Provavelmente aqueles que praticam desporto nos restantes escalões possuem dinheiro e disponibilidades para o fazerem.
  4. Não existem estatísticas sobre a prática desportiva realizada nas autarquias.
  5. O total da oferta das organizações que se aponta é de 1,2 milhões de praticantes, 12% da população.
Apesar de feito em 2007/2008 o quadro nunca serviu para a política desportiva, nem para nenhuma instituição que trabalha no desporto para resolver os problemas que são patentes.

Não trabalhar com estatísticas e prosseguir uma política desportiva à bolina da comunicação social é cómodo porque não levanta problemas sobre se existem objectivos de política quanto ao produto produzido.

Neste caso, certamente que haverá razões para o desequilíbrio.

A desculpa tradicional do país pequeno não serve porque é a dimensão do país que deveria determinar uma procura adequada a toda a população, o que definitivamente não acontece.

Seria bom que o Governo de maioria determinasse políticas desportivas em resposta aos dados da oferta da prática desportiva.

Os dados aqui apresentados correspondem aos dados dos organismos referidos e sugere como é necessário trabalhar estes organismos para amplificarem a sua actuação e aumentarem o seu produto desportivo quanto à prática da população.

Outros estudos deverão ser feitos para melhor compreender as características desta procura e desta oferta de prática desportiva.

Sem comentários: