quinta-feira, 14 de abril de 2011

A House of Lords mostra como deveria / poderia actuar a nossa Assembleia da República em benefício do desporto nacional

Os ingleses apesar de eurocépticos acabam de aprovar um relatório que apoia a actuação da União Europeia e o orçamento para o desporto, ver aqui.

Os Lordes ingleses são apoiantes incondicionantes do seu desporto e incentivam a UE a actuar em dois níveis distintos ao nível dos clubes de base e no topo através do diálogo com os agentes de ambos os sectores.

Afirmam que o desporto não devia ser olhado como uma área periférica e que a Europa ganharia mais caso o desporto fosse observado como um instrumento eficaz e poderoso na realização de objectivos transversais ao espectro político.

Sugerem que o desporto deve ser um elemento essencial em todas as políticas porque é vulnerável às consequências não intencionais da legislação de outras áreas.


Há que distinguir dois pontos principais na actuação dos Lordes britânicos:
  1. Fazem um relatório crítico sobre a política desportiva europeia;
  2. O relatório é divulgado publicamente na Europa é elogiado e um exemplo.


Quando fará a nossa Assembleia da República um relatório crítico sobre o desporto português com qualidade de nível europeu?

3 comentários:

João Almeida disse...

Caro fernando Tenreiro

A tradição do parlamento britânico escrutinar a política desportiva do país, em inquéritos amplos a todos os stakeholders e documentos de estudo tem várias décadas.

O trabalho que está a ser efectuado sobre a reforma do futebol profissional já tem uma quantidade imensa de audições públicas. Tudo disponível no site do parlamento.

Qualquer comparação com a realidade portuguesa, onde apenas há poucos anos as comissões parlamentares começaram a ter um trabalho de relevo, é pura brincadeira.

Mais. Não foi por acaso que foi durante a presidência britânica da UE que foi elaborado o Relatório Arnaut e dado um impulso assinalável para o que viria a ser o Livro Branco sobre o Desporto.

Nas colaborações que vou tendo com a Comissão percebe-se bem a decalage entre o Reino Unido e a Alemanhã e os restantes Estados Membros no que respeita à reflexão e produção de políticas públicas para o desporto, ainda que a França e a Espanha tenham algo a dizer sobre isso. O resto, perdoe-me a expressão, é paisagem.

Abraço

Abraço

Fernando Tenreiro disse...

Caro João Almeida

Precisamente há que ir referindo o que se faz por aí.

Pode ser que alguém também queira fazer.

Neste caso concreto trata-se de um projecto que a União Europeia faz, que o Parlamento Britânico elogia e esse é o meu objectivo de demonstrar o que se vai fazendo.

Há fome de conhecimento no desporto e muitas pessoas gostam de saber mesmo que seja de vez em quando e daqui e dali.

Obrigado pelo seu comentário

João Almeida disse...

Eu dou o meu contributo.
A sua caixa correio é testemunha.

Abraço

JPA