terça-feira, 26 de abril de 2011

O que dirão os programas eleitorais sobre resultados desportivos?

Para conhecer os resultados das políticas e dos processos de gestão das organizações económicas usam-se estatísticas da produção.

Estas estatísticas devem dizer quais são os produtos produzidos pelas organizações desportivas. Dizer que foram feitos pavilhões e centros de alto rendimento é importante para sustentar os resultados em termos de praticantes e medalhas do desporto português.

Neste sentido a relação entre as infra-estruturas e os praticantes existentes sem as infra-estruturas e com as infra-estruturas são indicadores preciosos para demonstrar que não se perdeu dinheiro e que os investimentos geraram resultados positivos.


Ou seja, os resultados a utilizar relacionam-se com os valores absolutos e com os valores relativos.

Os primeiros dão a ordem de grandeza positiva ou negativa do processo de produção considerado.

Os segundos qualificam os valores absolutos porque permitem a comparação com outras unidades de produção nacionais e internacionais equivalentes.

Os valores relativos permitem a comparação com países e as suas organizações que são equivalentes às organizações nacionais. Está neste caso a produção das federações que como têm a peculiaridade de serem monopólios nacionais e cuja comparação internacional é a abordagem adequada para compreender a sua performance.

Outro exemplo é o dos Jogos Olímpicos onde a comparação de Portugal com outros países europeus mostra que temos 24 medalhas e os países com a mesma dimensão já ganharam centenas e micro e pequenos Estados europeus se posicionam à frente de Portugal.

Quando queremos saber porque é que isto acontece com Portugal temos de usar valores relativos. No caso dos Jogos Olímpicos os países de leste podem ser deixados inicialmente de parte dados os processos técnicos e os regimes económicos e políticos que lhes permitiu marcar a conquista de medalhas olímpicas do pós-II guerra mundial.

Comparem-se alguns valores dos países do norte e centro da europa de dimensão igual a Portugal para compreender como se produz desporto na Europa.

Primeiro
A média do Produto Interno Bruto desportivo na Europa é de 2% do total do PIB europeu.
Portugal tem um PIB desportivo de 0,37% do PIB nacional, equivalente a 1,517 mil milhões de euros.
Se Portugal tivesse a média europeia de 2% do PIB total o PIB desportivo alcançaria os 3,4 mil milhões de euros.

Segundo
Quanto ao Consumo desportivo, a Finlândia, por exemplo, tem uma taxa de 1,56% do Consumo total.
Portugal tem um consumo desportivo de 0,42%, 605 milhões de euros.
Se Portugal tivesse o valor da Finlândia de 1,56%, teria um consumo desportivo 1,7 mil milhões de euros.

Conclusão
Os valores económicos da realidade desportiva nacional na comparação com a Europa sugerem que a nossa distância desportiva tem fundamentos económicos e sociais muito grandes.

O facto de países com a dimensão de Portugal, do norte e centro da Europa, possuírem indicadores económicos e sociais tão significativos sugere que a ineficácia desportiva nacional não se relaciona com o facto de sermos pequenos, originais e orgulhosamente únicos.

Portugal está longe da média europeia porque tem políticas ineficazes que aproveitam mal os seus recursos, cujas potencialidades sendo iguais a outros países, eles conseguem vencer desportivamente onde nós não conseguimos.

É bem de ver que os resultados nacionais no domínio do desporto não são determinados pelas crises internacionais.

Outra situação clara é que nenhum país, o FMI, as Nações Unidas ou o BCE virão salvar o desporto português com receio que a crise desportiva nacional afecte o desporto europeu.


Por estas notas é importante que os programas dos partidos às eleições legislativas tratem do produto desportivo e das estatísticas que demonstrem que as políticas são correctas, porque os investimentos que acompanham as políticas, correspondem ao interesse de consumo desportivo dos praticantes.

Evidentemente deve haver a preocupação de saber sobre o que irão os programas dos partidos dizer sobre as estatísticas do produto desportivo de suporte aos princípios e às medidas de política desportiva.

Sem comentários: