segunda-feira, 13 de junho de 2011

Velejadores olímpicos suspendem actividade por falta de financiamento

Há dois responsáveis, para a notícia que está aqui.
  1. O Estado
  2. O associativismo, na pessoa do seu órgão máximo, o COP
Os próximos líderes deverão olhar para questões como as seguintes:
  1. Há quanto tempo é que esta situação é conhecida e o que é que foi feito para proteger os atletas?
  2. É aceitável que os atletas portugueses, quando se preparam para competições internacionais como os Jogos Olímpicos sofram por via dos fracassos de instituições privadas, financiadas pelo Estado numa parte significativa das suas actividades?
  3. É aceitável que os atletas sejam prejudicados por opções do Estado que direccionados para terceiros, sejam os praticantes colocados na linha de fogo?
  4. Quando as organizações privadas falham por qualquer que seja o motivo não pode o Estado accionar medidas de urgência que protejam os atletas de alto rendimento candidatos aos Jogos Olímpicos?
  5. As federações vão continuar a depender do Estado e a ser tratadas como instituições públicas? Ou de outra forma: as federações vão passar a ser organizações privadas ou públicas?
  6. Porquê atribuir meios públicos ao COP se não há forma do COP resolver desafios como este da Vela? Ou de outra forma: que tipo de acordo diferenciado deve o Estado fazer para que estes problemas sejam resolvidos também e de imediato ou preventivamente pelos entes privados?

Sem comentários: