sábado, 11 de junho de 2011

O trabalho da Deloitte

Acaba de sair o relatório da Deloitte sobre as contas dos maiores clubes europeus de futebol em 2010-2011. Ver aqui.

A Deloitte é uma multinacional que faz anualmente um trabalho de comparação das contas dos maiores clubes de futebol.

Apura os valores dos vinte maiores clubes europeus e para isso baseia-se nos relatórios e contas dos clubes. Este é um modelo de sucesso que as suas sucursais fazem nos países europeus há muitos anos.

Outras multinacionais fazem trabalhos semelhantes sobre outras modalidades e actividades desportivas na Europa, Estados Unidos e por esse mundo.

A sucursal portuguesa da Deloitte realizou e publicou na Bola relatórios sobre as ligas portuguesas e a partir de determinada altura o projecto faliu.

Será útil que o futebol português volte a beneficiar de um relatório equivalente ao que outros clubes e ligas de futebol de outros países beneficiam.

Há variadas formas de produzir estes relatórios e eles são instrumentos de informação fundamentais para a concorrência dos mercados privados e para o acesso por parte dos decisores públicos a informação corrente sobre a competitividade e equilíbrio dos campeonatos profissionais.

A existência deste relatório é uma questão de objectivo de política pública.

Patrocinadores, bancos, grandes empresas, organizações nacionais e internacionais, autarquias e universidades e simples adeptos e curiosos ou estudiosos estão entre os consumidores desta informação tão importante para o sucesso do futebol europeu.

Sem comentários: