quarta-feira, 1 de junho de 2011

Temos atletas e uma população maravilhosos. Conseguirá o Governo de maioria ser a diferença?

A produção de desporto é um produto extraordinário porque se dirige à população nacional por inteiro e tem a possibilidde de ser reconhecido por ela, que o consome por interiro e em todas as suas características.

A solução a encontrar para contornar com sucesso a presente crise está na economia porque ela foi a principal parte que foi retirada ao desporto nos últimos 20 anos.

Há alguns anos fui a um Congresso da Apogesd e falou um representante dos ginásios o seu discurso falava da maravilhosa carreira da indústria e ele falava de uma forma como se não tivesse falhas de mercado que necessitassem de uma intervenção pública.

Era daquelas conferências que permitia perguntas e sugeri-lhe que dissesse o que seriam coisas que poderiam ser melhores e que se tivesse a oportunidade colocaria a um governante.

Ele não estava a comer bolo-rei como quando Cavaco Silva deu a mesma resposta e a resposta que deu foi: 'Deixe-me trabalhar'.

Ou seja não foi só o Estado a concentrar as suas políticas no direito e noutras áreas como a gestão, foram também e por exemplo os empresários dos ginásios que têm sucesso num mercado cada vez mais apertado porque destinado aos mesmos 40% da população mais ricos e com maior literacia.

Os empresários e os líderes associativos olham de soslaio uns para os outros pensando como o outro se apropria de fatias do negócio que é o seu e ambos aspiram e actuam no sentido de conseguirem fatias de financiamento público que vai chegando a pedido.

Os líderes privados com e sem finanlidade lucrativa lutam pelos mesmos consumidores e pelos mesmos financiadores públicos.

A população portuguesa gosta de desporto, gosta de todo o tipo de actividade física e sabe o que são as externalidades de uma boa condição física.

Portugal tem ex-atletas como o Nuno Delgado que fizeram todo o seu percurso desportivo, familiar (suponho), escolar, universitário, ou Luís Figo como uma fortuna estável, e mesmo o Futre e tantos outros ex-futebolistas de sucesso europeu, tem atletas no apogeu como Ronaldo, Neide Gomes e Nelson Évora, tem equipas como o FCP, agora tem treinadores de futebol no topo e falta-lhe qualquer coisa mais.

Conseguirá o Governo de maioria ser essa diferença de que o desporto português e os magníficos atletas e população tanto necessitam????

Sem comentários: