sábado, 25 de junho de 2011

Sabe o PSD o que fazer com o desporto? Existe uma Assunção Esteves para o Desporto na área do PSD/CDS?

Este silêncio sobre o desporto aliado à má reputação e ao fracasso de inúmeras medidas e elefantes brancos criados ao longo dos anos, o absurdo da impossibilidade de obter rendas das actividades desportivas e a falência de tantas organizações e departamentos, voltam-se contra o desporto e aliam-se à incapacidade de colocar a transformação do modelo de desenvolvimento do desporto nacional no centro do debate e face às medidas de austeridade que aí vêem.

A resposta à pergunta, na minha humilde opinião, é que o PSD não faz a mínima ideia do que fazer com o desporto.

O silêncio tem sido ensudercedor e as histórias e hipóteses vão fazendo o seu caminho, algumas das quais tenho passado aqui no blogue, e que sugerem uma tragédia à Fernando Nobre.

A pergunta seguinte que se colocará é:

Existe uma Assunção Esteves no Desporto?

É evidente que há e o facto das propostas para o desporto no seio da coligação se anularem e serem uma cacofonia para quem deve decidir mostra o desconhecimento e a illiteracia de desporto, de quem tem de decidir, sobre 'quem é quem' no desporto e que modelo adoptar na crise e para o futuro.

O PSD tem pelo menos um elemento que responderá às necessidades do país e do desporto, o problema é a iliteracia desportiva grave do país, que não permite como na Cultura identificar uma solução consensual.

A comunicação social e os 'opinion makers' deveriam ter ajudado a identificar o mérito do candidato do governo PSD/CDS.

Olhando para os jornais como o Público e o Expresso, sem falar da comunicação social desportiva, verifica-se como falam de futebol com excepções.

Miguel Relvas, a quem parece ter cabido dançar com o desporto, deveria estar preocupado.


Ou encontra um responsável com letra grande para o desporto nas próximas horas ou falhando acertar em cheio o desporto vai dar-lhe bastantes dores de cabeça.
Os meus candidatos óbvios para a Secretaria de Estado do Desporto são dois, ambos com mais de sessenta anos, dentro da área social-democrata, líderes reconhecidos dentro e fora das organizações públicas e privadas por onde andam e andaram.

Não me cabe dizer os nomes.

Só me cabe constatar que o PSD e o CDS parecem claramente sem norte no caso do Desporto.

Só fica surpreso quem por cá não anda.

Sem comentários: