quinta-feira, 23 de junho de 2011

Para registo, o desporto e a cultura nos governos

Laurentino Dias na sua despedida aos funcionários do IDP terá dito que o desporto é uma área onde se pode trabalhar sem pressões políticas durante toda a legislatura.

José Manuel Viegas, aqui no Público, diz:
  • 'a sensibilidade para as questões culturais do chefe do Executivo PSD/CDS-PP, Pedro Passos Coelho, “é toda, é bastante e é muita, porque se não fosse, não decidiria constituir uma secretaria de Estado da Cultura que estivesse na sua dependência”.' Pergunta-se: será que a sensibilidade de PPC ao Desporto é pequena?

  • 'A opção de a enquadrar (a cultura) desta forma “significa que o primeiro-ministro está não só preocupado com as questões da Cultura, como acha que elas são transversais à sociedade portuguesa e portanto não podem ser, de alguma maneira, fixadas num gueto. E essa é a grande novidade deste Governo”, '. Pergunta-se mais uma vez: As questões do Desporto não o preocupam? não são transversais? o MAssuntos Parlamentares é um gueto?
  • “Acho que o facto é que, neste momento, precisamos de actuações rápidas, precisamos de tomar muitas decisões sobre a área da Cultura, que é bastante vasta, e, portanto, o facto de ela estar dependente directamente da atenção do primeiro-ministro significa que vai ter muito mais apoio e vai ser uma acção muito mais suportada do que antes”.
Acompanhar a Cultura vai permitir fazer o benchmarking que como se observou nos últimos meses foi proveitosa para ter um elemento de comparação equivalente.

Sem comentários: