quinta-feira, 9 de junho de 2011

Escrever hoje um programa de governo para o desporto

O desporto está menorizado no grupo do PSD e do CDS que vão escrever o programa do governo para a legislatura.

Apenas o PSD tem ideias escritas não tendo o desporto preocupado o CDS em termos eleitorais.

Obviamente que a 'culpa', se quisermos falar nestes termos, não cabe ao CDS.

O desporto tem de saber 'namorar' a sociedade e a economia e impor o respeito dos estrangeiros pelos portugueses através dos seus feitos desportivos.

'Todos os dias' os outros sectores indicam que estão a fazer e a inovar, isto e aquilo, e os investigadores dizem quais os fracassos fundamentais que atravessam acutilantemente a sociedade portuguesa.

Tanto a identificação dos fracassos como a conquista de 'novas fronteiras', salvo seja, abrenúncio, 'vade recto satanás', são aspectos a desenvolver com 'facilidade' se se tiver um quadro conceptual, um paradigma, e um modelo de desenvolvimento sustentado em que estando bem firmes as traves mestras é possível acrescentar o isto e o aquilo mantendo o rumo do desporto em direcção ao futuro e com estas achegas garantir o acesso a janelas de oportunidade e marcar o território de afirmação do desporto.

O mercado potencial de afirmação do desporto português é a população portuguesa, todos os 10 milhões de habitantes, nem mais, nem menos.

Fora e dentro do desporto há pessoas que ignoram ou que desdenham esta obrigação de dar exercício físico a '10 milhões de praticantes'.


O desporto não pode chegar ao início da próxima legislatura com partidos que não tratem de desporto nos seus programas eleitorais.

Isto tem sido uma incapacidade do desporto e dos seus líderes públicos e privados.


Independentemente do que o grupo de trabalho para o programa de governo do PSD e do CDS escrever o desporto vai ter de lá colocar com saber, elegância negocial e cordial frontalidade o que vai faltar e que só o desporto sabe e tem a obrigação de saber.

Eventualmente o desporto poderá jogar com as contradições de princípios entre os dois partidos indo buscar a um e a outro aqueles aspectos que melhor servem os interesses nacionais no desporto.

Eventualmente será útil incentivar os partidos de esquerda a darem o melhor de si no desporto acima do que fizeram no passado.


Está o desporto interessado em trabalhar o seu programa de desporto para a nova legislatura?

Ou vai o desporto ignorar o trabalho do grupo de trabalho do PSD e do CDS e preferir o 'business as usual'?

Sem comentários: