terça-feira, 5 de julho de 2011

Programa do XIX governo 4, medida 2

A medida destina-se a promover o desporto universitário e tem o mesmo problema da medida anterior, parece que vai tratar do consumo desportivo de todos os universitários e acaba nas Universíadas.

 Diz a medida:
'Promover o aumento da prática desportiva no ensino superior, incentivando a criação de serviços desportivos académicos e preparando o estatuto estudante-atleta, bem como o apoio à participação nas Universíadas.'

Partindo o parágrafo em frases obtém-se:

  • 'Promover o aumento da prática desportiva no ensino superior, (seria útil uma quantificação e alguma identificação do tipo de consumo que se pretende se esporádico (informal), regular (quantas horas/vezes por semana) e intenso)
  • incentivando a criação de serviços desportivos académicos e (privados ou públicos ou privados financiados pelo Estado, que serviços são estes?
  • preparando o estatuto estudante-atleta, (afinal estamos no alto rendimento, o que não tinha sido afirmado antes porque quem lê o programa pensa que ainda era o 'desporto com todos')
  • bem como o apoio à participação nas Universíadas.' (Portugal tem uma história nas Universíadas? O que se pretende com esta participação? Porque é que se fala agora desta prova?)
Há a necessidade de explicar bem toda a produção do desporto para a população em idade escolar.

O documento fractura o desporto escolar e o universitário e parece dar uma prioridade à produção pública, quando esta é incapaz de produzir com eficiência desporto para jovens como demonstram as estatísticas do desporto de inúmeros produtores desportivos.

Um outro aspecto relaciona-se com as opções estratégicas. Se o objectivo é o consumo desportivo ao longo da vida as medidas apresentadas até este momento não identificam a forma como este objectivo que é estratégico se concretiza.

Tudo se prepara para que o consumo de 'desporto com todos' não tenha uma formulação cuidadosa e clara para indicar aos agentes privados, associativos e empresariais, quais as preferências do Estado no presente ciclo legislativo e permitir-lhes obter os melhores resultados das medidas do governo.

Não havendo políticas para a base da pirâmide então a hipótese que começa a tomar forma é o desporto de alto rendimento, o qual foi definido em cada um dos pontos até agora tocados pelo programa.

Sem comentários: