terça-feira, 24 de maio de 2011

Vanessa Fernandes estará errada

Há um problema económico com os 44.000 euros 'dados' pelo COP ou por excesso ou por defeito.

A solução até poderá ser politicamente hábil e após uma discussão técnica em determinado sentido ser aceite pelas partes mas noutros sentidos não analisados pode não fazer sentido e o prejuízo ser uma continuação do que aconteceu.

Este é um problema recorrente no desporto português a imprecisão e insuficiência na análise económica do produto desportivo.


O desafio maior é que após Pequim o desporto não reagiu inquirindo e fazendo mudanças racionais e modernizadoras.

O desporto português fez pior que foi estruturar à volta de um líder que estava ultrapassado pela história.

Continua a tomar decisões como esta de Vanessa Fernandes que parece insuficientemente sustentada do ponto de vista económico na perspectiva da jovem atleta.

A crise vai ser ainda pior e o Sr. Comandante Vicente Moura é uma pessoa que não ouve, como existe o hábito de não ouvir e de não discutir noutros líderes desportivos.

Há duas hipóteses de transformação:
  1. O governo de maioria trazer um novo protagonismo mas que pode ser contrariado pela nomeação de alguém com um currículo, político ou desportivo, do 'business as usual'.
  2. O COP fazer eleições democráticas e eleger alguém com a cultura da ética, do fair-play e do saber fazer do desporto e do olimpismo europeu moderno e que também pode ser contrariado pelo 'business as usual'.

A minha hipótese é que a Vanessa Fernandes está a perder dinheiro e a sua auto-estima e valorização em todas as suas dimensões extraordinárias, como ela já demonstrou possuir, só sairá a perder com a actual liderança desportiva.

Nenhum atleta de alto rendimento merece o que terá sido feito à Vanessa Fernandes e deste desastre ninguém está interessado em saber o que se passou na realidade e o que é que falhou, para ser evitado noutros casos.

Business as usual

2 comentários:

Anónimo disse...

Oi foi a 1ª vez que encontrei a tua página e gostei muito!Bom Trabalho!
Adeus

Fernando Tenreiro disse...

obrigado, volte sempre
ftenreiro