quinta-feira, 26 de maio de 2011

O produto privado e o produto público

O produto privado corresponde ao produto económico alcançado pela actuação competitiva do agente privado no mercado.

O produto público corresponde ao adicional de produto privado que a regulação pública permite ao agente privado produzir.

Quando olhamos para os praticantes de uma federação podemos encontrar duas interpretações distintas:
  1. o presidente da federação diz que ele é que os produz
  2. o responsável público diz que como ele dá um subsídio que é 99% da receita daquela federação então o número de praticantes é produto público e não privado
Um e outro não deixam de ter razão se se esclarecer o conteúdo das respectivas actuações.

Esta questão simples tem estado na origem de tantos erros na política desportiva nacional e que levam a concluir que os praticantes das federações são produto público e as federações são organizações públicas.

Acontece que as federações:
  1. são organizações privadas que regulam directa e indirectamente outras organizações privadas
  2. são essas segundas organizações privadas que produzem os praticantes mediante a definição de desporto que é legalmente propriedade da federação
  3. avaliando a dimensão económica da prática desportiva de base de uma modalidade, verifica-se que o apoio público pode ser uma parte menor sendo a maior parte deste produto financiada pelas famílias quando praticam essa actividade
  4. outra dimensão que é mais falada e a que se destina a maior parte do subsídio público é o alto rendimento
  5. o alto rendimento tem uma receita significativa do Estado, porque este consome preferencialmente alto rendimento nas suas actividades de publicidade das suas políticas, estando na disposição de dizer aos eleitores que dá o dinheiro para as federações em geral, quando em propriedade o está a canalizar em benefício do alto rendimento
  6. portanto, a maior parte da actividade das federações produz praticantes federados em toda a sua estrutura privada e apenas o alto rendimento se poderá dizer que é o adicional de Produto gerado pela regulação pública
  7. Na realidade a actividade de alto rendimento gera maiores benefícios externos e por isso justifica o financiamento público como forma de internalização dos benefícios gerados e apropriados externamente
Este raciocínio pode e deve ainda ser aprofundado.

A conclusão mais interessante é a utilidade de conhecer qual a repartição do apoio público entre alto rendimento e desporto recreativo e informal para a partir desse valor se medir a eficiência da regulação pública, por um lado, e da produção privada, por outro.

Os presidentes das federações deveriam conhecer melhor o potencial da sua actuação no mercado desportivo para poderem maximizar o benefício daqueles com quem a federação trabalha e que são seus parceiros.

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