quarta-feira, 25 de maio de 2011

A democracia no desporto e o seu uso

Os economistas portaram-se mal como se subentende das palavras dirigidas à sua geração de Eduardo Catroga.

Deveriam ter sido mais cautelosos e actuar com prudência e evitar actos de negligência que também houve ao avaliar os projectos económicos em que o país saiu prejudicado.

Contudo, a análise económica é importante porque é a que melhores respostas tem para a crise económica.

Paul Krugman o Prémio Nobel da Economia de 2008 demonstra que existe um posicionamento dos economistas da direita que baseiam a sua actuação em pensamentos ilusórios e que Portugal, como a Grécia, Irlanda e Esapanha estão apanhados por estes pensamentos e actos e que deverão vir a reformular as suas dívidas, porque existe um risco elevado de não cumprimento.

A posição dos economistas e dos políticos da Europa central não é muito inteligente porque a reestruturação da dívida e o agravamento do incumprimento vai afectar as economias periféricas e seguidamente os bancos dos países que possuem maior dívida dos países periféricos e que são bancos franceses e alemães.

O mundo espera que o euro se aguente e que as políticas suicidárias de Jean-Claude Trichet e da Sra. Merckel surtam efeito independentemente do custo para as populações desses países.

Numa perspectiva mais ampla a sociedade portuguesa está a cometer erros semelhantes que outros países cometeram o que não iliba as pessoas que tenham contribuído para o sarilho corrente em que o país está metido.




No dia 24 de Maio reuniram-se na Casa de Mateus pensadores nacionais e estrangeiros como José Gil, Jorge Vasconcelos, Miguel Poiares Maduro e Teresa Albuquerque para 'Repensar Portugal' e onde se falou de Culturae um poucochinho de desporto.

Há poucos dias a SEDES e e o DN discutiram a Cultura.

É possível acompanhar na comunicação social estes encontros e debates mas houve encontros de desporto em faculdades organizados por AM e MJC e não houve a apresentação dos debates e de conclusões para a opinião pública desportiva.

Entretanto o PS apresentou o seu programa eleitoral e um anónimo que será seu apresentou uma lista de obra feita no blogue Colectividade Desportiva e que transcrevi para este blogue, o que creio gerou alguma confusão. O que é possível e permite o debate.

Temos de ser capazes de assumir que a democracia só funciona com a participação plural.

Se não participamos, se fazemos coisas só para os nossos próximos e não usamos a democracia que actualmente até podem ser anónima e electrónica, então o problema é nosso não é de quem politicamente usa os instrumentos democráticos em seu proveito.


Através deste blogue divulguei a posição do PS sobre o desporto e critiquei o que me parecem os seus erros e digo o que me parece ser melhor para o desporto na perspectiva da economia.

Os programas eleitorais são importantes assim como a lista de feitos porque permite debatter se a formulação e o conteúdo veiculados são os ajustados ao momento de crise que o desporto português vive.


O desporto na pessoa de todos os que querem estar vivos, tem de fazer mais.

Sem comentários: