terça-feira, 6 de setembro de 2011

Artur Fernandes não faz por menos do que o caos

Ver artigo no DN, aqui.


O presidente da ANAF (Associação Nacional de Agentes de Futebol) diz que com as regras da FIFA vão levar os agentes à clandestinidade e o caos ao mercado das transferências.

A FIFA pensa o contrário, que o caos já existe agora e a falta de transparência é um facto do actual mercado que verá essa característica ser corrigida com o novo Transfer Matching System.

O trabalho dos empresários é útil mas há comportamentos destes agentes que tem transmitido uma má imagem e impede a transparência das relações entre clubes e jogadores ao facilitar a actuação de especuladores e de intermediários à margem do interesse dos clubes, dos adeptos, dos jogadores e do próprio futebol.

Se o actual sistema fosse tão bom como refere a ANAF, a FIFA não interviria.

Como sugerem alguns atletas a actuação dos agentes assemelha-se a um monopsónio que lhes permite obter rendas desajustadas ao interesse dos jogadores e do futebol.

A actual situação é má e deveriam ser os melhores agentes a sugerir alterações antes de perderem todo o mercado que agora possuem.

As grandes federações, a FIFA, a UEFA, e a União Europeia assim como agentes poderosos como os principais clubes e os sindicatos estando de acordo quanto ao TMS levará a que o benefício actual dos empresários seja corrigido e os excessos eliminados.

É natural que os empresários estejam preocupados porque vão ter de contar com maior concorrência e principalmente, liberdade de decisão por parte dos jogadores e transparência dos pagamentos efectuados, tudo características que actualmente estão mitigadas.

1 comentário:

João Almeida disse...

A FIFA acaba com a figura do agente de jogadores, pela simples razão de que não consegue regular o funcionamento do sistema que ela própria implementou. Sobre isto já muita gente lá fora escreveu.

Eu fiz uma breve síntese do tema
http://colectividadedesportiva.blogspot.com/2010/06/fica-o-aviso.html

Abraço