terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Albertina Dias: Para mim, é como São Tomé: ver para crer 2

As questões que levantei no poste anterior com o mesmo nome podem ser, por exemplo, estruturadas da seguinte forma:

1.Levantamento da situação

a.Fazer um levantamento por modalidade dos atletas que estiveram em três categorias: Jogos Olímpicos, Mundiais e Europeus da modalidade, desde 1975 em diante. Distinguir os medalhados, dos que ficaram entre os dez primeiros, daqueles que ficaram até ao 20.º lugar e dos restantes.
b.Conhecer quais destes atletas estão actualmente no desporto e genericamente quais os que possuem situações económicas e sociais difíceis. As federações devem ser capazes de dar esta informação.
c.Fazer um levantamento dos custos por modalidade dos atletas para chegar aos Jogos Olímpicos e nas modalidades não olímpicas a um nível semelhante.
d.Conhecer exemplos de sucesso de outros países de desenvolvimento de atletas de alto rendimento.
e.Conhecer os erros de outros países no desenvolvimento de atletas de alto rendimento.

2.Fazer uma auditoria científica e técnica ao alto rendimento português, nos domínios desportivo, legislativo, económico e social.

3.Responsabilizar o COP/CDP pela liderança dos resultados de toda a cadeia de produção do alto rendimento incluindo os resultados do futebol e das modalidades não olímpicas.

4.Criar um programa nacional de alto rendimento que:
a.Tenha objectivos para alcançar a média europeia e defenda e promova os atletas de alto rendimento na plenitude dos seus direitos enquanto cidadãos e atletas extraordinários.
b.Seja financiado pelo Estado e pelas empresas a quem as instituições privadas e públicas desportivas prestem contas públicas através da comunicação social da aplicação dos meios e dos resultados produzidos antes de os discutir no Conselho Nacional do Desporto.

Sem comentários: