Tive dificuldade em compreender da parte do PS as suas políticas de desporto e juventude que justificavam a estrutura mantida durante o seu consulado.
Pela parte do PSD compreendi que o seu objecto é a poupança de recursos e uma fraseologia acerca de eficiência e eficácia sem conteúdo estatístico e material e centrado na formalização jurídica.
Falou-se mais de juventude do que de desporto, na proporção de 80% para o primeiro e 20% para o segundo.
As juventudes partidárias bateram-se pelo que melhor conhecem a sua juventude que no caso do PSD e do CDS não necessita de uma política pública, o que contrasta com a manutenção da juventude junto do desporto.
Se não há a necessidade de uma política pública para a juventude porquê não eliminar as respectivas funções que se querem fundir com o desporto?
A apresentação das facturas no IDP por parte do ministro Miguel Relvas foram um murro no estômago do ex-secretário de estado Laurentino Dias que acusou o toque, dizendo que em circunstâncias que considerava equivalentes não tinha feito há 6 anos atrás o que o PSD lhe estava a fazer.
Quanto ao Secretário de Estado Alexandre Mestre esteve seguro nas matérias jurídicas da fusão e dos quadros de pessoal e ensaiou alguma acutilância moderada perante a oposição ao governo.
Esperaria um outro debate baseado em políticas para a juventude e para o desporto e as instituições públicas e privadas capazes de o realizar.
Nesta perspectiva acho que o Parlamento e todos os partidos continuam a falhar por cada oportunidade que não conseguem mostrar que sabem regular o desporto português.
É de duvidar, porém, que com os deputados presentes outro tipo de debate mais profundo e materialmente visando o bem-estar nacional através do desporto e da juventude fosse possível.
Parece surgir da parte do Governo um fechar do discurso e das ideias apenas em torno do lucro político de curto prazo e da realização das metas da troika.
O Parlamento terá uma audiência com o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude no dia 20 de Setembro de 2011.
Sem comentários:
Enviar um comentário