Pinto da Costa tem o seu lugar nos anais do futebol europeu.
A par das vitórias no futebol profissional em Portugal e principalmente nos campeonatos europeus da UEFA durante os últimos 30 anos Pinto da Costa é uma escola de futebol moderno.
Pinto da Costa forma líderes que depois de consolidados no clube passam para outras organizações.
Apenas um exemplo com Fernando Gomes da Liga cujo mandato ainda começou mas que se espera venha a beneficiar da transicção bem sucedida de Hermínio Loureiro. O estudo realizado é um primeiro passo, a manutenção de elementos da anterior direcção e a liderança firme estão a aparecer. contudo, há desafios tremendos como o estudo demonstrou e os factos demonstram. O contrato de transmissão de direitos de televisão do Benfica é um primeiro desafio, o segundo é o dos jovens sub-20 o que sugere que as características do modelo de futebol português necessita de maiores aprofundamentos teóricos antes da decisão por todos os envolvidos.
Quem também saiu do FCP de Pinto da Costa foi o treinador de sub-20, Ilídio Vale, cujo resultado do jogo de hoje é independente de uma apreciação positiva do seu trabalho extraordinário e da necessidade de equacionar ao nível do trabalho com o desporto amador uma visão das selecções jovem.
A mesma afirmação feita sobre o Benfica demonstra facilmente que o que é bom para o FCP podenão ser bom para o futebol português.
Pinto da Costa gera capital humano de elevada qualidade para o futebol profissional mas como se observa com clareza no caso dos jovens nacionais o modelo de contratação seguido pelo Benfica e pelo Porto vai matar as selecções.
Faltam ao desporto português condições para suportar a valorização de capital e de externalidades como as que Pinto da Costa acumula sustentadamente e faltam condições para colocar aos diferentes agentes privados condições de interiorização do capital gerado.
Falta a Pinto da Costa liderança de qualidade noutros domínios do desporto e do futebol português para que a valia da sua liderança mais se realce e sobressaia por esse mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário