Está neste link, aqui, as intervenções na conferência sobre estatísticas da União Europeia.
É um trabalho incerto porque tem intervenções sobre os bons projectos nacionais e não apresenta aquilo que se esperaria a UE estivesse a produzir que são as estatísticas comparadas entre todos os seus países.
Há alguma informação produzida mas a União Europeia não a divulga impedindo os países a quem pede a informação de beneficiarem do cruzamento de conhecimento estatístico europeu na área do desporto.
Já seria relevante a apresentação de resultados mesmo que incompletos.
As lacunas actuais das estatísticas do desporto europeu e mundial estão no conhecimento e na definição do produto desportivo.
Os desportos profissionais geram por tradição informação sobre as suas actividades de carácter lúdico económico enquanto as actividades das federações são complexas para a percepção estatística porque incluem actividades formais e informais que as ciências sociais a economia, a gestão e a sociologia ainda não conseguiram estabelecer um padrão único.
O Governo de maioria deveria investir nas estatísticas do desporto.
Há um trabalho imenso para ser feito e a sociedade portuguesa quer trabalhar as estatísticas do desporto.
Obviamente em 2011 há quem continue desde há 30 anos a impedir a publicação das estatísticas do desporto português o que dá muito jeito para não sabermos onde estamos exactamente com e sem listas de obras.
Sem comentários:
Enviar um comentário